TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: 4 CAMINHOS QUE OS DESTINOS TURÍSTICOS DEVEM SEGUIR

O Dia Mundial do Turismo celebra-se hoje em todo o mundo, tendo este ano como tema a importância da tecnologia digital no turismo.

Segundo o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, “a incorporação de avanços digitais e inovação oferece oportunidades ao turismo para aumentar a inclusão social, maior participação das comunidades locais e uso eficiente dos recursos na gestão, entre os muitos objetivos no âmbito da agenda para o desenvolvimento sustentável”.

Deste modo, apresentamos abaixo quatro áreas onde os destinos turísticos devem investir para garantir a aposta na transformação digital.

1. Mobile First

A constante conexão à internet é uma parte integrante da nossa rotina. Cada vez mais optamos por usar o smartphone ou o tablet nas atividades quotidianas, ao invés do computador. Os dispositivos móveis são bastante práticos, contudo para que consigamos uma boa experiência online, é essencial que a navegação esteja adaptada ao mobile. Um website mobile apresenta uma melhor priorização de conteúdos, maior otimização do website e exibe apenas o que é de facto indispensável para a navegação. Usar o conceito Mobile First num website não significa apenas pensar no futuro, mas estar atento ao presente.

2. Inteligência artificial

Cada vez mais presente, a inteligência artificial oferece uma vasta série de possibilidades aos seus utilizadores, e no turismo não é diferente. Num futuro muito próximo, poderá ser até ser essencial para o setor. Hoje em dia, já existem algumas companhias aéreas a investir nesta área, como é o caso da Turkish Airlines. Na hotelaria, são inúmeras as situações em que se pode implementar inteligência artificial. Como exemplos temos a personalização automática dos quartos mediante o gosto do cliente e a substituição dos tradicionais folhetos por óculos de realidade virtual. Num hotel do futuro, o rececionista poderá até ser substituído por um espelho de reconhecimento facial.

3. Gamification

Apesar de não ter tradução em português, os defensores desta tecnologia como aliada do turismo sabem bem do que se trata: utilizar elementos de jogos para estimular a competitividade (incluindo a do utilizador consigo mesmo) com o objetivo de solucionar questões práticas e estimular a interatividade entre alguém e sua meta principal. No caso do turismo, consiste em criar jogos que consigam mostrar ao turista as novidades do destino que está a visitar e estimulá-lo a procurar pontos turísticos.

Como exemplos práticos de “gamification”, temos o jogo “Play London with Mr Bean”, ou o caso de Basileia, onde usando o sucesso do jogo Pokemon Go, foram pregadas partidas aos visitantes ao longo da cidade.

4. Marketing digital

Atualmente, a maior parte das empresas do setor do turismo tem website e adota uma presença ativa nas redes sociais. Contudo, e tendo em conta o panorama atual, existe um gigantesco fluxo de informação. Torna-se, assim, cada vez mais importante marcar a diferença face à concorrência, para alcançar um patamar de destaque. Por estes motivos, considera-se que a adoção de uma correta estratégia de Marketing Digital é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa do setor.

Um exemplo de sucesso é o Município de Melgaço, que está a levar a cabo uma campanha de Marketing Digital para o turismo, sob o lema Descubra Melgaço. A campanha, da responsabilidade do IPDT, tem como objetivo promover Melgaço nos mercados nacionais e internacionais enquanto “Destino de Natureza mais radical de Portugal“. Em apenas 6 meses a campanha já alcançou mais de 1 milhão de potenciais turistas.

Gostava de saber mais sobre marketing digital em turismo? CONTACTE-NOS!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s