FÉRIAS DE VERÃO: TENDÊNCIAS DOS PORTUGUESES PARA 2018

Com a chegada do bom tempo, os portugueses já só pensam em férias. Segundo o estudo promovido pelo IPDT, em parceria com a Soltrópico, noventa e dois por cento dos nacionais admite que vai ter férias entre os meses de junho e setembro deste ano. Destes, 80% pretende gozá-las fora da sua área de residência.

Com base no elevado número de pessoas que demonstram intenção de ir de férias, antevemos um verão bastante positivo para o turismo nacional.

De forma a compreendermos melhor os hábitos de férias dos portugueses para os meses de verão, destacamos cinco grandes tendências:

1. A maioria já reservou as férias

A maioria dos inquiridos que vai fazer férias já reservou ou iniciou a reserva dos serviços que pretende consumir, apesar de 39% referirem que ainda o vão fazer. Apenas 17% afirma não necessitar de fazer qualquer reserva. A internet é o meio principal de reserva.

2. Destinos nacionais são os preferidos

O lema “vá para fora cá dentro” continua em alta. Dos inquiridos que vão gozar férias fora da sua residência, 45% pretende ir para destinos nacionais, destacando-se também outros destinos europeus (30%). Nos destinos portugueses o mais referido é o Algarve e nos estrangeiros a Espanha.

3. Sol e Mar é a primeira motivação para escolha do destino

O Sol e Mar é a principal motivação que leva os portugueses a optar pelo destino das suas férias do verão de 2018, apontada por 54% dos inquiridos. No entanto, é cada vez mais significativo o número de pessoas que viaja por motivos culturais, sendo que esta tendência não é exclusiva dos grandes centros urbanos.

4. Portugueses escolhem hotéis de 4 estrelas

Os inquiridos que declaram fazer férias fora de casa afirmam, maioritariamente, que o irão fazer em estabelecimentos hoteleiros, com destaque para os hotéis de 4 estrelas que recolhe a preferência de 27% dos inquiridos. De seguida, surge o alojamento particular, nomeadamente a casa alugada.

5. Agosto é o mês de eleição

A maioria dos portugueses prefere gozar o seu período de férias de verão no mês de agosto (44%), sendo junho o mês menos escolhido. Este período de férias será gozado em casal ou em família, sendo que apenas 5% pretende fazer férias sozinho.

O estudo decorreu entre os dias 24 de maio e 10 de junho, tendo-se apurado 532 respostas válidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s