COMO SER UM DESTINO 100% SUSTENTÁVEL? 4 PROPOSTAS DAS ILHAS BALEARES

A sustentabilidade dos territórios é um dos temas mais importantes da agenda mundial. A consciência de que todos devemos preservar o meio ambiente é maior e as iniciativas dos governos são espelho do que se pretende para o futuro da sociedade: um planeta mais eficiente e ambientalmente sustentável.

As Ilhas Baleares, reconhecido destino turístico, principalmente pelas ilhas de Maiorca e Ibiza, apresentou este ano um Plano de Ação que visa tornar as Ilhas Baleares no destino “mais verde” da Europa, utilizando 100% de energia renovável em 2050.

A ambição é elevada, mas as medidas que propõem prometem reduzir a pegada ecológica no território, tornando-o num exemplo a seguir.

Entre as inúmeras propostas, destacam-se as seguintes:

  • Proibir a utilização de objetos de plástico descartáveis

Nos últimos meses aumentou a discussão sobre as ilhas de plástico nos oceanos, alertando para a necessidade de encontrar alternativas para a sua utilização. De forma a combater este elemento, o governo das Ilhas Baleares decidiu proibir a venda de plástico descartável a partir de 2020, dando preferência a objetos duradouros e reutilizáveis.

  • Colocar painéis solares em todos os novos edifícios

As Ilhas Baleares são um destino reconhecido pela qualidade do sol e das suas praias. Porém a captação de energia solar, atualmente, é quase inexistente.

O governo propõe que todos os novos edifícios possuam, obrigatoriamente, painéis solares, que permitam reutilizar a energia solar.

  • Proibir a venda de carros a gasóleo e gasolina

Uma das medidas mais importantes para alcançar o objetivo que o governo propõe é aumentar o número de veículos elétricos. Assim, pretendem até 2025 proibir a venda de veículos a gasóleo, e até 2035 de carros a gasolina. Até 2050, todos os veículos a circular nas Ilhas Baleares serão elétricos.

  • Utilizar iluminação pública mais eficiente

O governo propõe que toda a iluminação do território seja substituída por LED’s, que garantem mais eficiência energética.

No futuro, os destinos deverão seguir o exemplo proposto pelas Ilhas Baleares, uma vez que a preocupação/proteção ambiental será um fator determinante para a escolha dos destinos pelos turistas.

O planeamento e desenvolvimento turístico deverá refletir estas tendências e apresentar medidas ambientalmente mais sustentáveis.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s