QUANTO VALE O TURISMO EM PORTUGAL?

Que o turismo é um dos setores em maior crescimento não é um dado recente. Surpreende, porém, a importância na dinâmica económica dos países que em poucos anos o turismo alcançou, sendo inclusive o principal responsável pela recuperação financeira de algumas nações, após a crise económica de 2008.

O mais recente relatório da WTTC (World Travel & Tourism Council), publicado em março de 2018 apresenta dados elucidativos da importância crescente do turismo. O relatório refere que o setor contribui em 4,6% para o PIB mundial. Se contabilizarmos também os impactos indiretos, este valor aumenta para 10,4%.

Ao nível do emprego, 1 em cada 10 pessoas em todo o mundo operam no setor do turismo, sendo que nos últimos 10 anos, 1 em cada 5 empregos criados estavam ligados à indústria turística, um total 100 milhões de novos empregos.

E em Portugal?

A nível nacional os dados são ainda mais interessantes. Em 2017, Portugal alcançou, pela primeira vez na história, os 20 milhões de hóspedes, valor que contribuiu muito para a dinamização da economia nacional.

098_numeros-turismoDe acordo com a WTTC, a contribuição direta do turismo para o PIB português é de 6,8%. Se adicionarmos as contribuições indiretas do setor para o PIB português o valor ascende aos 17,3%.

Em termos de emprego, o turismo é responsável, diretamente, por 8,5% dos empregos nacionais. Contabilizando os impactos diretos e indiretos do setor, verifica-se que 2 em cada 10 pessoas desempenham uma função relacionada com o turismo.

Outro indicador que tem obtido resultados atrativos para a economia nacional são as exportações turísticas, recentemente mencionadas pelo Ministro da Economia como o segundo mais importante motor de desenvolvimento nacional. No global, 22% das exportações nacionais são resultantes da atividade turística, valor que coloca o país muito acima da média mundial (6,5%).

Segundo o relatório da WTTC, em 2017, Portugal investiu 3,2 mil milhões de euros no turismo, gerando 18,1 mil milhões de euros em exportações turísticas.

O turismo em Portugal encontra-se num estado de graça, reforçado pela eleição do país como melhor destino do mundo em 2017, fator que permite olhar para o setor e retirar conclusões essenciais para o futuro da economia nacional. O turismo é, e será nos próximos anos, uma área de atividade preponderante na dinâmica do país, gerando cada vez mais empregos, receitas e reconhecimento internacional. Como resposta a esse crescimento, que se pretende sustentável, importa antecipar medidas que permitam retirar o máximo proveito da atividade, garantindo harmonia entre turistas e residentes, numa relação win-win.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s