QUANTO MAIS VERDES MELHOR: 6 DESTINOS AMIGOS DO AMBIENTE

Por serem cada vez mais apetecíveis, os chamados destinos verdes, e as práticas ecológicas de um modo geral, ganham espaço junto dos turistas a nível global. E o que são destinos verdes? São locais que, pela política de proteção do ambiente acabam por ser muito atraentes para os turistas.

Como é que um destino se pode tornar mais amigo do Ambiente?

Há práticas simples como poupar no consumo de água, reciclar águas pluviais ou de saneamento, evitar o uso excessivo de papel nos documentos de promoção, usar lâmpadas de longa duração, promover a reutilização das toalhas nos hotéis, introduzir medidas para preservar locais históricos e culturais, etc.

Em determinados nichos de mercado, a ideia de se tornarem mais “verdes” representa mais lucros, razão pela qual o turismo olha cada vez com mais interesse para esta forma de encarar a indústria. Cada vez mais os turistas têm como preocupação, além do preço, a pegada que as suas viagens têm no ambiente.

Nesta perspetiva, deixamos uma sugestão de 6 destinos verdes que poderá visitar:

Palau
É um dos principais destinos de mergulho do mundo. Em terra, os turistas podem passear por praias intocadas ou fazer caminhadas nas selvas densas. A localização remota de Palau ajudou a proteger os seus recursos naturais e tradições culturais dos efeitos nefastos do turismo de massa. Diariamente os locais trabalham para garantir que este paraíso assim permanece.

Fiordes Noruegueses
A localização remota e uma rigorosa regulamentação ambiental ajudaram a preservar a beleza intocada e as tradições culturais dos famosos fiordes da Noruega, com as suas montanhas cobertas de neve, cascatas e águas cristalinas e grande variedade de vida selvagem.

Costa Rica
Costa Rica é sinónimo de “ecoturismo”. Florestas tropicais, praias de areia negra e uma deslumbrante variedade de animais selvagens. Os viajantes encontram muitas opções de alojamento ecológico no país.

Kerala
O estado de Kerala, na costa da Índia, é muitas vezes referido como “País de Deus”. É um dos cantos mais intactos do país e abriga centenas de espécies animais e plantas. Hoje em dia muitas florestas do estado estão protegidas e as autoridades turísticas incentivam viagens ambientalmente responsáveis para a região.

Quénia
Conhecido pelas savanas de leões e elefantes, o Quénia é também o lar de montanhas, lagos, florestas tropicais, desertos e praias, cada um com o seu próprio ecossistema. A diversidade natural do país está protegida em cerca de 50 parques nacionais e reservas. O ecoturismo trabalha para proteger o meio ambiente local através de projetos comunitários de divulgação e educação.

Portugal
Açores, Cascais, Oeste, Sintra e Torres Vedras figuram agora entre os destinos mais sustentáveis do mundo. As distinções foram atribuídas pela organização ‘Green Destinations’ no decorrer da Feira de Turismo de Berlim (ITB’2018). Destinos nacionais com boas práticas ambientais e sustentáveis que vale a pena conhecer!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s