3 TENDÊNCIAS DE MOBILIDADE PARA O FUTURO DOS DESTINOS

2017 foi considerado, pela Organização Mundial do Turismo, o ano do Turismo Sustentável. Este tema surge numa fase de elevado crescimento turístico que conduz, em muitas situações, à sobrelotação dos destinos. Atrair turistas para zonas menos procuradas é uma das estratégias adotadas por alguns destinos, o que só é possível tendo uma rede de mobilidade eficiente e eficaz.

Não obstante as diversas dimensões inerentes ao tema da sustentabilidade, a preocupação ambiental é um dos elementos que maior esforço e planeamento exige. A poluição resultante das deslocações dos turistas levanta diversas questões para os gestores dos destinos. Como resposta, vários estudos e medidas têm sido tomadas pelas cidades, com vista a tornar a experiência do turistas o mais agradável possível, diminuindo a sua “pegada ecológica”.

Relativamente às viagens internacionais, o avião continuará a ser o meio de transporte preferencial. À falta de alternativas mais ecológicas e competitivas para o turista chegar aos destinos, será difícil diminuir esta “pegada”. No entanto, nas deslocações dentro dos destinos, existem 3 tendências às quais importa estar atento.

1. Bikesharing

Fáceis de estacionar, económicas e amigas do ambiente, as bicicletas poderão tornar-se um meio eficaz para reduzir a poluição resultante das deslocações dos turistas, enquanto permite que os visitantes pratiquem exercício físico. A partilha de bicicletas públicas é uma das medidas que se vem implementando em diversas cidades, permitindo aos turistas visitar os destinos ao seu próprio ritmo. São, normalmente, disponibilizadas em diversos pontos das cidades e os visitantes podem utilizá-las de forma gratuita ou a preços bastante reduzidos. Amesterdão é, talvez, o maior exemplo de sucesso da utilização de bicicletas pelos turistas, sendo inclusive uma atração, por si, percorrer os canais da cidade desta forma. Em Portugal, cidades como Lisboa, Cascais e Aveiro já utilizam estes sistemas, com resultados encorajadores.

2. Transportes Públicos Ecológicos

Os transportes públicos são uma das formas mais eficazes de viajar nos destinos com reduzido impacto ambiental. Porém, se utilizarmos transportes mais amigos do ambiente os resultados serão ainda melhores. Os metropolitanos e elétricos posicionam-se como soluções válidas para o turista utilizar sempre que pretende deslocar-se entre as atrações. Ao nível dos autocarros, os principais destinos turísticos começam a apostar na aquisição de frotas a gás natural, no entanto a maioria das cidades encontra-se, ainda, numa fase de transição muito embrionária.

3. Mobilidade Elétrica

São um dos temas do momento. A aposta na mobilidade elétrica, através da maior oferta de carregadores de veículos elétricos em via pública, torna-se uma tendência importante e que deverá ser direcionada, também, para o turismo e para as suas diferentes atividades. Sabe-se que o automóvel é um dos transportes mais utilizados para descobrir os destinos, principalmente quando as atrações são distantes. O número de veículos elétricos a circular deverá aumentar, consideravelmente, nos próximos anos, sendo necessário que os destinos atuem e encontrem soluções competitivas para satisfazer este “novo” fluxo de turistas. Neste sentido, o Turismo do Algarve está a dinamizar um projeto que pretende colocar 2 postos de carregamento semirrápido, em todos os 16 municípios da região. Esta medida pretende incluir não só os residentes, como alargar o projeto para a utilização turística.

A harmonia entre a atividade turística, a mobilidade e a sustentabilidade dos destinos é, já no presente, um elemento crucial para a decisão de viagem dos turistas. Urge, portanto, atuar no imediato, delineando estratégias coerentes que permitam acrescentar valor à experiência dos turistas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s