5 PALAVRAS QUE VÃO MARCAR O TURISMO EM 2018

2018 acaba de iniciar e com ele surgem novos cenários e riscos para o turismo. Neste artigo, selecionamos 5 aspetos que vão marcar este ano.

1. SEGURANÇA

De acordo com uma pesquisa do World Travel Market, 71% dos turistas mostram-se preocupados, com medo de sofrer um ataque. A atitude dos turistas, sobretudo na escolha do destino, está a mudar devido à ameaça terrorista. No entanto, países como o Egito, a Tunísia e a Turquia têm apresentado uma evolução bastante favorável no indicador de percepção de segurança.

2. CLIMA

As crescentes mudanças climatéricas assumem um grande risco para o setor do turismo, e receia-se que continuem a ocorrer em 2018. Em 2017, observamos três grandes furacões (Harvey, Irma e Maria), que pelo seu rápido desenvolvimento assumiram a categoria de “grande furacão” num curto espaço de tempo. Por outro lado, os episódios de calor extremo no verão de 2017 também assumiram um valor record, sendo que cada vez mais existem ondas de calor mais frequentes e mais intensas.

3. CRESCIMENTO

O ano de 2017 encerrou com um aumento de cerca de 5% no número de turistas internacionais, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Segundo o World Travel Market, três em cada quatro diretores do turismo mundial preveem um crescimento da procura de viagens em 2018. De acordo com as previsões da OMT, esta tendência de crescimento prosseguirá durante a próxima década. Ao invés de diminuir as viagens, o risco de terrorismo somente conduz ao desvio de um destino para outro.

4. GATEKEEPERS

Empresas de tecnologia, como a Google, o Facebook, a Apple ou a Amazon, também designadas por “gatekeepers”, influenciam cada vez mais a indústria do turismo, pois têm o poder de controlar quem e como se acede à internet, seja através de redes sociais, sistemas operativos ou aplicações. Deste modo, e uma vez que se torna cada vez mais fácil a utilização da tecnologia, torna-se importante que os operadores turísticos encontrem uma forma de colaboração com estes “novos gigantes”.

5. GERAÇÃO Z

Este é o ano em que os nascidos no ano 2000 atingem a maioridade. Pertencem à Geração Z, antecedida pelos millennials. Estes jovens praticamente nasceram com as novas tecnologias. Para eles a sua utilização é tão natural como respirar. Esta geração vai representar uma onda de mudanças com grande impacto na indústria do turismo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s