AIRBNB: FACEBOOK ENTRA NA CORRIDA DO ALOJAMENTO

Parte da história do turismo, a nível global, foi reescrita em poucos anos por uma única empresa que surgiu em 2008 em São Francisco, na Califórnia, com muito poucos meios e sem qualquer relação com o setor do turismo.

A Airbnb veio incentivar a propagação do alojamento particular e ingressou num mercado (habitação) que flutua de acordo com diferentes fatores e sem qualquer regulamentação especifica, provocando impactos em alguns destinos.

Mas estes acontecimentos não interferiram no crescimento constante dos números do alojamento da Airbnb e até o Facebook quer uma parte deste bolo turístico, entrando também nos anúncios de arrendamento, ao estilo da Airbnb.

Para o efeito, a rede social fundada por Mark Zuckerberg criou parceria com a Apartment List e a Zumper para conseguir adicionar alojamentos para arrendar na sua plataforma MarketPlace, criada inicialmente apenas para comprar e vender itens em áreas próximas. Atualmente, a função só está disponível nos Estados Unidos mas, de acordo com o próprio Facebook, o volume de pesquisas já triplicou desde o início do ano.

Este verão, em Portugal, a Airbnb contava já com mais de 1,1 milhões de viajantes com reservas em território nacional, o que representa um crescimento na ordem dos 59% face ao ano passado. Estes números colocam Portugal no sexto destino com mais visitantes, via Airbnb, a nível Europeu este ano. Relativamente aos utilizadores portugueses, também se registou crescimento na ordem dos 73% face ao ano passado, dos quais cerca de 53% foram viajantes em família.

Os destinos com maior crescimento entre os viajantes portugueses são essencialmente domésticos, com particular destaque para o norte e para os Açores. Contudo, o lugar de destaque é ocupado por Santarém com um crescimento de 609%, seguido da Póvoa de Varzim (crescimento de 316%), Vila do Conde (+ 220%) e Esposende (+ 198%).

 


Num próximo artigo vamos apontar cinco grandes razões para o crescimento e sucesso destas plataformas. Subscreva o blog para receber atualizações por e-mail.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s