DIA MUNDIAL DO TURISMO: APRENDER A SER MELHOR TURISTA

27 de setembro de 2017. Dia Mundial do Turismo.

Dia de celebrar as experiências inesquecíveis que o turismo nos oferece, as pessoas que nos permite conhecer e os valores de tolerância e respeito que nos ensina.

Tendo em conta que 2017 é o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, assinalamos a data com alguns conselhos para nos tornarmos viajantes mais responsáveis, tendo por base o documento TIPS FOR A RESPONSIBLE TRAVELLER da Organização Mundial do Turismo.

1. HONRA OS TEUS ANFITRIÕES E O PATRIMÓNIO COMUM

Pedir permissão para tirar fotografias aos locais é um aspeto fundamental para conquistar o seu respeito. O conhecimento prévio dos costumes locais e das tradições é outro ponto muito importante. Por fim, a aprendizagem de algumas palavras na língua local é um sinal de estima para com os anfitriões.

2. PROTEGE O PLANETA

A melhor forma de apoiar o desenvolvimento dos destinos é através da visita e valorização. No entanto, devemos procurar minimizar o impacto ambiental que provocamos nesses lugares. Proteger o planeta é uma obrigação de todos e isso não se coaduna com o desrespeito pela vida selvagem. Como viajantes, mas também como cidadãos do mundo, temos igualmente o dever de reduzir ao máximo o consumo de água e de energia.

3. APOIA A ECONOMIA LOCAL

A compra de produtos locais (que não sejam contrafeitos) é uma excelente forma de apoiar e dinamizar a economia local. Visitar os destinos com a ajuda de guias locais, que detêm um conhecimento profundo do mesmo, é outro fator relevante. O Tours By Locals é um excelente exemplo.

4. SÊ UM VIAJANTE INFORMADO

Tomar as devidas precauções médicas e de segurança antes e durante a visita e saber como aceder aos cuidados médicos no destino é fulcral. A preferência por operadores e agentes turísticos com preocupações sustentáveis ambientais (e que apoiem projetos comunitários) é também uma excelente forma de apoiarmos o desenvolvimento dos destinos: vejam-se os exemplos do Responsible Travel e o Tribes.

5. SÊ UM VIAJANTE RESPEITADOR

Conhecer as principais leis nacionais e fornecer críticas honestas no regresso da viagem são importantes aspetos que fazem um viajante respeitador. O apoio a projetos comunitários locais é também uma atitude desejada.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s