DINAMICAS TURÍSTICAS NO PORTO E NORTE – O CONTRIBUTO DO AEROPORTO

A crescente dinâmica turística do Porto e Norte de Portugal encontra explicação numa série de variáveis. Por um lado, é inegável o esforço de promoção da região, com uma aposta em produtos estratégicos e dinamização de um conjunto de atividades e eventos, no sentido de combater a sazonalidade. Simultaneamente, há a salientar o desenvolvimento de unidades de alojamento que respondem às necessidades dos diferentes visitantes da região, nomeadamente os hostels, alojamento low-cost, que aproximaram a região da realidade europeia.

No entanto, e não obstante o acima exposto, a questão do aeroporto tem, naturalmente, a sua quota de responsabilidade no desenvolvimento turístico e económico da região. A realidade é uma: há cada vez mais turistas a rumar ao Porto e ao Norte de Portugal de avião. A tendência mantém-se há alguns anos e não há sinais de abrandamento.

5 MILHÕES DE PASSAGEIROS EM 6 MESES

O Aeroporto do Porto alcançou pela primeira vez a marca dos cinco milhões de passageiros em voos comerciais no primeiro semestre deste ano. Ryanair e TAP foram as companhias que mais contribuíram para o aumento face ao período homólogo de 2016. Estes dados estão em consonância com os últimos resultados do estudo do IPDT sobre o perfil do turista que visita o PNP.

Dados de tráfego do Aeroporto Francisco Sá Carneiro revelam que a infraestrutura registou 5.017.904 passageiros no primeiro semestre deste ano, com aumentos de passageiros de 18,5% ou 783,4 mil e de voos em 12,7% ou 4,5 mil.

O crescimento do número de passageiros é notável, sobretudo se tivermos em conta a evolução nos últimos 10 anos. Em 2006 o aeroporto registava 3,4 milhões de passageiros. Em 2010 era atingida, pela primeira vez, a meta dos 5 milhões de passageiros num ano. Em 2017 o número deverá chegar aos 10 milhões. Em 10 anos a taxa de variação é superior a 170%. Relembre-se a importância da diáspora para este crescimento, conforme já abordamos numa anterior publicação do IPDT We Talk About.

A região segue uma tendência de crescimento idêntica. Nos últimos 10 anos, aumentou em cerca de 80% o volume de dormidas no Porto e Norte, passando dos 3,8 milhões de dormidas em 2006 para os 6,9 milhões em 2016, como é possível verificar no gráfico que se segue:

067-PNPvsAeroporto.jpgEvolução do número de passageiros no Aeroporto do Porto e do número de dormidas no PNP (Fontes: INE e ANA Aeroportos)

 

O turismo no Porto e Norte de Portugal veio transformar a face e as dinâmicas da região, sendo que o aeroporto do Porto correspondeu a um contributo muito significativo para o sucesso e desenvolvimento alcançados.

Anúncios

Um pensamento sobre “DINAMICAS TURÍSTICAS NO PORTO E NORTE – O CONTRIBUTO DO AEROPORTO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s