FÉRIAS DOS PORTUGUESES: 5 TENDÊNCIAS PARA O VERÃO DE 2017

Com o verão à porta os portugueses pensam cada vez mais nas férias. Segundo um estudo desenvolvido pelo IPDT, em parceria com a Soltrópico, 82 por cento dos portugueses vão gozar férias fora de casa neste verão.

066-intencoes-ferias

Com base no elevado número de pessoas que manifestam intenção de ir de férias é possível antever um verão muito positivo para o turismo nacional. Para compreender melhor os hábitos de férias dos portugueses para os meses de verão, o IPDT destaca cinco grandes tendências:

  1. Destinos nacionais lideram as preferências

O “vá para fora cá dentro” continua a fazer todo o sentido. Dos inquiridos que vão gozar férias fora da sua residência, 61% pretendem ficar em Portugal, destacando-se também outros destinos europeus (25%). Nos destinos portugueses o mais referido é o Algarve e nos estrangeiros a Espanha.

  1. Sol e Mar é a primeira motivação para escolha do destino

O Sol e Mar é a principal motivação que leva os portugueses a optar pelo destino das suas férias do verão de 2017, apontada por 53% dos inquiridos. No entanto, é cada vez mais significativo o número de viagens associadas à natureza, bem como as visitas a familiares/amigos.

  1. Portugueses escolhem alojamento particular

Os inquiridos que declaram fazer férias fora de casa afirmam, maioritariamente, que o vão fazer em casas ou apartamentos alugados, uma tendência que cresce face aos resultados do ano anterior.

  1. Quase metade não reservou as férias

Muitos portugueses estão à espera de encontrar melhores oportunidades em reservas de última hora. Apenas 30% reservaram todos os serviços e 16% fizeram reservas parciais. Por sua vez 29% declaram que ainda vão reservar, enquanto que 25% não planeiam fazer qualquer marcação.

  1. Poupança continua a fazer parte das preocupações

Os turistas nacionais fazem uma estimativa orçamental para as suas viagens e reconhecem que as opções dependem do preço dos destinos e de quanto conseguem poupar.

O estudo do IPDT foi desenvolvido entre os dias 19 de maio e 4 de junho, através de um inquérito online, tendo-se obtido 427 respostas válidas. Os resultados podem ser consultados no TravelBI do Turismo de Portugal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s