10 CONSELHOS PARA “DESLIGAR” NAS FÉRIAS

Nos dias de hoje a tecnologia está em todo o lado e as redes sociais e outros aplicativos fazem parte do quotidiano de milhares de pessoas. Usar a internet, aplicações móveis ou simplesmente o telemóvel para fazer ou receber chamadas modifica comportamentos e a forma como nos relacionamos. Se por um lado têm várias vantagens, por outro, as desvantagens são inúmeras.

Com a chegada do verão são muitas as pessoas que imediatamente pensam em praia, descanso, viagens, roupa mais leve e fresca, férias, etc… Mas será que conseguem tirar férias do “mundo digital”?

A tecnologia, que apoia as tarefas de trabalho do dia-a-dia, se mal usada, pode também levar à interrupção do descanso no período de férias. Por isso, nestas férias, em vez de manter os olhos no ecrã do telemóvel, ipad ou computador, sugerimos 10 ideias para ajudar a desligar das preocupações e usufruir do momento.

1. Deixar o trabalho organizado e devidamente planeado – Planeie as tarefas de forma a que estas fiquem executadas e organizadas. Se precisar de apoio, delegue o seu trabalho num colega. Avise a equipa, os clientes, os diretores e os colegas da sua ausência. Disponibilize, se possível, apenas um contacto para situações verdadeiramente urgentes.

2. Definir um tempo para estar online O cérebro necessita de descansar de todas as solicitações e das atualizações da era digital. Desta forma, opte por definir horários para consultar o facebook, o twitter, o instagram ou outras redes sociais.

3. Consultar o email de forma controlada – Defina também um horário para verificar o email e para responder aos verdadeiramente urgentes. Se optar por dar seguimento a todos os pedidos, o mais certo será passar o resto do dia a trocar emails e, por conseguinte, a fazer telefonemas para resolver os vários assuntos.

4. Escolher destinos Digital Detox – De uma forma simples, Digital Detox refere-se a um período de tempo durante o qual uma pessoa é privada de usar dispositivos electrónicos, como smartphones e computadores. Desta forma, se viajar, opte por destinos deste género. Equador, Tailândia, Marrocos e Índia, são alguns exemplos.

5. Mudar de hábitos – Opte por retirar o alarme do telemóvel ou do relógio despertador e evite olhar para o relógio com frequência. Quebre a rotina e faça novos planos para os seus dias de férias ou, simplesmente, deixe-se levar.

6. Deixar o telemóvel no bolso enquanto está à mesa – Atualmente é comum ver famílias à mesa de refeições cada um a olhar para o seu telefone praticamente sem comunicarem. Opte por dar mais atenção às refeições em família. Partilhe histórias e experiências.

7. Ler ou meditar – Ler artigos ou livros completamente opostos à realidade pode ser uma boa aposta para fugir à rotina. Desta forma, opte por selecionar alguns livros de fantasia ou ficção, por exemplo. Praticar meditação poderá também ser uma boa opção, uma vez que permite relaxar e abrandar o ritmo de vida.

8. Praticar atividades diferentes – Experimente quebrar a rotina. Assistir a um festival de verão, praticar desportos radicais ou atividades ao ar livre, visitar e conhecer novos destinos, fazer voluntariado poderão ser algumas opções.

9. Evitar a ativação do roaming – Se tem planos para viajar para o exterior uma das maneiras mais fáceis de evitar estar sempre conectado é desativar o plano de roaming. Além de reduzir a probabilidade de aceder mais facilmente à internet e outras aplicações, evita também o pagamento de taxas.

10. Encontrar amigos e familiares – Hoje em dia o tempo passado com a família e amigos é cada vez menor. Opte por organizar mais atividades ou encontros que evolvam estas pessoas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s