TURISMO E INCERTEZA POLÍTICA: O CASO NORTE-AMERICANO

O turismo é um sistema que influencia, e é influenciado, por múltiplos ambientes.

No panorama político, são vários os acontecimentos que moldam o comportamento da indústria e dos próprios turistas. Neste artigo vamos tomar como exemplo um dos mais recentes: a recém empossada administração de Donald Trump.

O novo governo dos Estados Unidos da América conseguiu aprovação para a sua ordem executiva, que consiste na proibição das viagens para os EUA de sete países de maioria muçulmana. Esta decisão, que à primeira vista poderia ser uma questão meramente política, criou um clima de incerteza que começou já a ter repercussões no turismo norte-americano.

A Forward Keys revelou que após as notícias da ordem executiva o mercado turístico reagiu imediatamente e, de 28 de Janeiro a 4 de Fevereiro, as reservas de viagens internacionais para os EUA caíram 6,5%, em comparação com o período homólogo do ano passado. A procura de voos também sofreu uma queda, com menos 30% de interesse por partes dos países de maioria muçulmana. Os impactos sentiram-se também em países não abrangidos pela ordem executiva, como é o caso da Arábia Saudita e do Bahrain, onde as quebras ascenderam a 33% e 37%, respetivamente, comparando com o período anterior à tomada de posse de Donald Trump.

Global Business Travel Association (GBTA) divulgou um estudo onde refere que, uma semana após a proibição, perderam-se aproximadamente $185 milhões, em reservas de viagens de negócios. Realça-se que cada 1% de impacto nas despesas anuais realizadas em viagens de negócios leva a que os EUA ganhem ou percam 71 000 empregos, cerca de $5 mil milhões no PIB ou  em salários.060-impacto-turismo-EUA

Também David Scowsill, CEO da World Travel Tourism Council (WTTC) comentou o tema, referindo que a proibição causou uma confusão geral entre turistas e empresas do setor. Scowsill afirmou mesmo que o país corre o risco de ir na mesma direção que tomou depois do 11 de Setembro, e que levou a décadas de estagnação económica no setor do Turismo e Viagens.

Nesta perspetiva torna-se evidente que o impacto negativo que o turismo sofre tem repercussões diretas na economia. Apesar da medida ter em vista a segurança nacional, o fechar das fronteiras a estes países é mais abrangente, passando a mensagem de que os EUA estão “fechados para negócios”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s