QUATRO TIPOS DE TURISMO DE AVENTURA

O turismo de aventura é, usualmente, definido como um tipo de turismo que envolve os seus participantes em experiências físicas, naturais ou culturais, que os levam para fora da sua zona de conforto.

Existem duas grandes subcategorias no turismo de aventura: aventura dura e aventura suave. O turismo de aventura dura geralmente envolve um elemento de perigo físico ou de risco, enquanto o turismo de aventura suave simplesmente procura explorar áreas que não são típicas para os viajantes, como visitar destinos pouco desenvolvidos.

Quatro tipos de turismo de aventura:

1. Ecoturismo

É uma forma de viajar através da qual o participante explora áreas subdesenvolvidas, naturais e culturalmente sensíveis, com a intenção de conhece-las, deixando-as intactas e inalteradas. O ecoturismo é praticado com o mínimo de equipamento e acomodações, dependendo de uma abordagem ecológica e culturalmente sensível. Recorde algumas dicas para uma viagem ecologicamente responsável.

2. Turismo Acessível

É um segmento em crescimento, que procura proporcionar aos participantes com dificuldades de mobilidade uma experiência de aventura pessoalmente recompensadora e com adrenalina que, de outra forma, estaria fora de alcance. Este tipo de prática, realizada por entidades especializadas, proporciona uma aventura totalmente personalizada, com equipamento próprio. Recorde a importância da acessibilidade universal.

3. Turismo de Emoções

É o tipo mais conhecido de turismo de aventura dura. Bungee jumping, rafting, montanhismo, parapente e escalada são algumas das atividades mais populares do turismo de emoções, de entre outras que estimulam a adrenalina e sensação de perigo. Este tipo de turismo é geralmente praticado com o apoio de uma empresa especializada, que forneça segurança adequada e medidas de formação, uma vez que a maioria das atividades podem ser extremamente arriscadas.

4. Turismo Etno

É uma forma de turismo suave, que coloca os participantes em contacto com culturas e pessoas distintas a nível mundial. As empresas especializadas em etno turismo procuram minimizar fatores de risco para os viajantes como a exposição a doenças, agitação social ou política, questões de segurança alimentar e exigências físicas.


Mais sobre o tema:
Ten Reasons Why Adventure Travel Is Good for You


 

Anúncios

3 pensamentos sobre “QUATRO TIPOS DE TURISMO DE AVENTURA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s