TENDÊNCIAS E DESAFIOS DO TURISMO DE LUXO

A procura por novos horizontes através das viagens mantém-se ano após ano, no entanto, os turistas mais abastados têm vindo a encarar o seu tempo de lazer de um modo diferente, investindo em viagens com um caráter bem específico. Hoje, o turismo de luxo está associado a viagens personalizadas que exploram as paixões e os interesses dos indivíduos que procuram novos destinos e experiências únicas, conjugadas com descanso e relaxamento, enriquecimento pessoal e aventura.

O turismo gastronómico, por exemplo, está no topo dos interesses especiais, assim como a arte e a cultura, roteiros que fogem ao tradicional, paisagens espetaculares, reservas animais ou destinos que preservem ativamente o ambiente.

Todas estas caraterísticas se têm vindo a ajustar nos últimos tempos e, tendo em conta as alterações em curso, há uma série de comportamentos e tendências a ganhar forma num futuro próximo, no que diz respeito ao turismo de luxo:

  • Destinos emergentes vão ganhar importância:  A crescente procura por autenticidade, novas experiências e exclusividade, destacará o interesse por locais que refletem a cultura e tradição das comunidades locais.
  • A necessidade de personalização continuará: A criação de uma relação pessoal baseada na confiança entre fornecedores e viajantes vai reger o segmento. O tipo de relação mais próxima será ainda amplificada pelo uso avançado da tecnologia, principalmente com o fenómeno das redes sociais.
  • Simplicidade e perfeição do serviço: O serviço deve funcionar sem margem para erro. Desde o plano de regresso a casa, incluindo transporte, acomodações, serviços de transfer e passeios.
  • Recuperação da crise financeira: a procura vai aumentar. Assim como outros setores da indústria, o turismo de luxo é sempre suscetível a variações em função da instabilidade política, desastres naturais e o medo do terrorismo, por exemplo.

O reconhecimento destas tendências obriga também ao levantamento dos desafios a que os envolvidos no processo estão sujeitos.

  • Importância das parcerias: Na distribuição, por exemplo, fornecedores de luxo devem trabalhar com parceiros que compartilhem o valor das suas marcas para vender os seus produtos através dos melhores canais.
  • Forte concorrência: Numa indústria altamente competitiva, a oferta de experiências únicas e diferenciadoras será cada vez mais difícil. O principal desafio será renovar a experiência de viagem, mantendo a comunicação constante com os consumidores, especialmente através das redes sociais. O desenvolvimento de novos produtos tornar-se-á vital para manter a visibilidade.

Em resumo, todos aqueles envolvidos nas viagens de classe alta partilham da convicção de que a construção de um destino é um processo a longo prazo, que requer forte investimento e apoio para desenvolvimento e promoção, de forma a acompanhar as tendências e superar os desafios que se vão delineando.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s